Atributos Iniciais
Para o iniciante no jogo Ragnarok, algo que é de extrema importância e muitas vezes não é sequer observado são os atributos iniciais. Um build inicial mal feita pode fazer com que o seu personagem tenha que ser excluído na metade do caminho e depois de muito up.
Isso tráz um prejuízo enorme para o jogador, porque passou a maior parte do seu tempo imvestindo no personagem que está com os atributos inadequados e lá na frente, depois do level 50 ou até menos, não irá conseguir mais evoluir.
Algo que já aconteceu até mesmo comigo quando começei a jogar. O primeiro personagem que criei foi um mago, só que por ser iniciante eu não sabia que os atributos básicos que um mago/bruxo deve possuir são inteligência (INT) e destreza (DES).
Então saí colocando pontos em força (FOR) para que o mago ficasse mais "forte" e em sorte (SOR) pra ele ter mais "sorte" quando for matar os monstros. Pois é meus amigos, grande burrada! Quando ele chegou ao level 45 eu tive que deletar (morrendo de pena e apegado ao personagem, diga-se de passagem).
Então que isso sirva de exemplo para que vocês observem bem a distribuição de pontos logo no início do game, vlw?
Seguindo em frente, vou fazer uma explicação básica de cada um dos atributos e colocar sugestões de personagens iniciais para as classes básicas:
Força (FOR): É ela quem determina seu dano. Quanto mais força, mais peso você carrega e mais dano você dá. Cada ponto em força dá:
- +1 de dano base para armas;
- +30 de capacidade de carga a cada ponto ''base''.
Agilidade (AGI): Agilidade está diretamente ligada com Dano por minuto. A agilidade determina sua aspd (velocidade de ataque) e sua esquiva. Quanto maior a sua aspd mais rápido será seu spam e mais dano você dará. Vale observar que quanto mais bichos estiverem batendo em você, mais a esquiva cai, porém é uma das suas maiores defesas no MvP. Cada ponto em Agi dá:
- +1 de Esquiva;
- Aumento de aspd em 0.x dependendo da arma que você utilizar.
Vitalidade (VIT): A vitalidade determina seu hp, quanto que as poções irão curar de você e sua recuperação passiva de hp. Outro ponto importante da vitalidade é que ela determina a chance de algum status negativo pegar e quanto tempo esse status vai durar em você. A título de curiosidade, a cada 10 pontos de vitalidade você ganha uma redução de 5 pontos de dano em ataques mágicos e 8 de dano em ataques físicos (dano bruto). Por exemplo, se você fosse levar 1000 pontos de dano, levaria 992 com 10 de vit. E a vit def possui o mesmo sistema da adilidade, ou seja, quanto mais monstros te batendo menor ela fica. Cada ponto em vit dá:
- +1% no HP máximo;
- +0.8 de SoftDef;
- Melhora de 2% na efetividade de itens de recuperação de hp;
- Cada 5 pontos em vit aumenta a recuperação passiva de HP em 1;
- +0.5 de Soft MgcDef;
- Diminui chances de receber status negativos: Poison (envanenado), Silence (Silêncio) e Stun (Petrificado).
Inteligência (INT): A inteligência determina a quantidade de sp, a "int mgc def" e a recuperação passiva de sp. Quanto mais pontos de inteligência você colocar em seu personagem, maior será o dano mágico nos monstros. Cada ponto em int dá:
- +1% no SP máximo;
- Melhora de 2% na efetividade de itens de recuperação de sp;
- Cada 6 pontos em int aumenta a recuperação passiva de SP em 1;
- +1 de Soft MgcDef;
- Diminui as chances de pegar os status: Blind (Cegueira), Sleep (Sono) and Stone (Petrificado).
Destreza (DES): A destreza determina o seu hit (precisão), que é a sua chance de acertar os monstros. A destreza também determina o seu cast (velocidade de conjurar magias) e dá um pequeno bônus no ataque. A destreza diminui a diferença do dano máximo e mínimo. Cada ponto em destreza dá:
- +1 de Precisão;
- Aumenta a aspd, 1/4 da eficiência da agi para isso;
- +1 de dano base a cada 5 pontos para armas;
- +1 de dano mínimo para armas (se sua des for maior que o atk da arma utilize o atk da arma para saber o valor mínimo do atk, no caso não há variação de dano);
- +0.1% de chance na Forja.
Sorte (SOR): Atributo bem polêmico, ele dá vários bônus e ajuda em muitas coisas. Sorte te dá critical (Dano Crítico), perfect flee (Esquiva Perfeita), pequeno bônus no atk, resistência a status e diminui a quantidade de critical em você. Cada ponto em sorte dá:
- +1 de dano base a cada 5 pontos pra armas;
- +1 de Taxa de crítico a cada 3 pontos;
- +1 de Esquiva perfeita a cada 10 pontos;
- +0.1% de chance na Forja;
- Resistência a status, porém com efetividade muito menor do que a dada pela vit e pela int.
Existem algumas sugestões de atributos iniciais que são recomendados pela própria Level Up e também podem ser encontradas no site, são as seguintes:
Modelo 01: 9 AGI, 9 INT, 9 DES
Modelo 02: 9 ADI, 5 FOR, 5 VIT, 5 INT, 5 DES
Modelo 01: 9 FOR, 9 AGI, 9 VIT
Modelo 02: 9 FOR, 9 AGI, 5 VIT, 5 DES
Modelo 01: 9 FOR, 9 AGI, 9 DES
Modelo 02: 9 FOR, 9 AGI, 5 VIT, 5 DES
Modelo 01: 9 AGI, 9 INT, 9 DES
Modelo 02: 9 AGI, 5 FOR, 5 VIT, 5 INT, 5 DES
Modelo 01: 9 FOR, 9 AGI, 9 DES
Modelo 02: 9 FOR, 5 AGI, 5 VIT, 5 DES, 5 SOR
Modelo 01: 9 AGI, 9 VIT, 9 INT
Modelo 02: 9 AGI, 9 VIT, 5 FOR, 5 INT
Vale lembrar que essas são apenas algumas sugestões para iniciantes, os jogadores mais experientes e os que fazem personagens mais complexos e voltados para determinadas funções, seja guerra do emperium (WoE) ou player versus player (PvP) , poderão alterar esses atributos iniciais.
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